sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SABÃO BIODEGRADÁVEL (receita)






Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água - o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microorganismos. E ele também impermeabiliza o solo contribuindo para as enchentes. Quando jogado diretamente na pia ou no vaso sanitário, o óleo pode entupir as tubulações de sua casa ou da rede pública.



Segundo especialistas, quando o óleo segue para a rede de esgotos, encarece o tratamento dos resíduos em até 45%.

Mas o que fazer então?

 A melhor alternativa é procurar alguma empresa ou entidade que reaproveite o produto. Nesse caso, basta armazenar o óleo já frio em uma garrafa PET ou qualquer outro frasco com tampa e fazer a doação. Não é necessário coar.

Esse óleo usado é transformado em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel, produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos.

Outra alternativa é você aproveitar o óleo usado para produzir um sabão de ótima qualidade, biodegradável e que vai ser bem mais barato do que os comprados em supermercado. Sem contar que este sabão, além de nos livrar da poluição causada pelo descarte inadequado do óleo, também nos livra do uso de detergentes que poluem nossas águas com uma densa camada de espuma, com consequências terríveis para o meio ambiente.

Mas para antes de fazer o sabão precisamos saber que vamos trabalhar com três ingredientes que devemos tomar cuidado: o álcool que é inflamável, a gordura quente e a soda que é altamente corrosiva. Portanto devemos tomar algumas medidas de precaução:

- De preferência procure ser auxiliado por alguém. Uma pessoa mexe o sabão enquanto outra vai despejando os ingredientes.

- Escolher um local arejado para fazer o sabão e se posicionar de forma que o vapor da soda não venha na sua direção.

- Não utilizar materiais metálicos em contato com a soda cáustica.

- Utilizar luvas de borracha, óculos e máscara. Se não tiver uma máscara improvise amarrando um frauda ou pano no rosto. O importante é se proteger porque a soda é uma substância que reage rapidamente em superfícies que tem gordura, como a nossa pele.

- O ideal é que para você mexer o sabão utilize uma colher de madeira de pelo menos 90 cm.

- Diversas receitas que dizem que acrescentar um pouco de sal no sabão ajuda a dar brilho nas panelas e um pouco de açúcar ajuda a proteger as mãos. Acrescente esses ingredientes somente no final do processo.




Arthur Nucada Félix de Souza








Sabão líquido com álcool

Ingredientes
3 l álcool (pode ser o álcool de supermercado ou o etanol de posto de gasolina)
3 l óleo vegetal (novo ou aquele já utilizado na cozinha e a gente tem que descartar)
1 kg soda Sol (essa marca é mais forte, senão não dá esse rendimento)

Preparo
Aqueça 5l de água e, em separado, o óleo. Em um local arejado, derreta a soda com 2 litros de água fria em um “latão” plástico com capacidade para mais de 60 litros. Em seguida acrescente o álcool e logo depois o óleo bem quente. Bata vigorosamente. Despeje os 5 litros de água fervendo. Bater até a mistura espumar. Após isso vá acrescentando água fria (de 35 a 40 litros), até a mistura ficar com o aspecto perolado, como xampu. Rende em média 50 litros de sabão e, se você utilizar óleo já usado, custa aproximadamente R$14,00.

Segredos da receita:
- só acrescente o álcool no latão após verificar que a água e o óleo, que colocaremos posteriormente, já estirem bem quentes no fogão, porque depois que acrescentamos o álcool, esse evapora com rapidez;
- Os 3 litros de óleo e os 5 litros de água devem estar bem quentes.
- Engarrafar em vasilhames de amaciante ou água sanitária. Garrafas PET podem não furar, principalmente quando o sabão ainda está novo;
- Depois de pronto o sabão deve ficar guardado por 10 dias antes de ser usado.


Sabão em barra com álcool
Ingredientes
4l álcool (pode ser o álcool de supermercado ou o etanol de posto de gasolina)
6l gordura animal (aquela gordura que talha - sebo ou resto de gordura de carne, exceto de frango)
1 kg soda (eu uso a Lipon, porque o sabão não agride as mãos).

Preparo
Coloque a gordura para aquecer. Em uma bacia plástica grande dissolva a soda em 1 ou 2 litros de água fria. Acrescente a gordura bem quente, mexendo sempre. Despeje o álcool e mexa bem até a mistura virar sabão. A mistura muda a textura quando atinge esse ponto. Eu levanto a colher que estou mexendo o sabão e a mistura que escorre dela vai formando uma espécie de gelatina.
Deixe em repouso até endurecer. Corte em pedaços em tamanho da sua preferência e deixe descansar por uma semana em local ventilado, para evitar que o sabão vá “pregar” um no outro. Depois deste tempo, guardar ou em saco plástico ou balde com tampa para que ele não resseque e fique muito duro. Rende uns 13 Kg de sabão e, mesmo você comprando essa gordura, custa cerca de R$ 18,00.
Patrícia Tavares Nucada

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho, vou usar a receita em um projeto de escola aonde pretendemos fazer o sabão junto com outros alunos e professores para que possamos distribuir gratuitamente para todos alunos da escola e á quem mais queria, por enquanto é só uma ideia em fase de pesquisa =)

    * Usaremos a sala de química da escola e os produtos seriam comprado com apoio do grêmio estudantil, alunos e etc...

    Acho muito bacana as pessoas terem consciência de que além de reciclarem o óleo estão usando um produto que não agride a água.

    Agradeço, Eduardo Lima

    ResponderExcluir